A HISTÓRIA DE SERENA – Viajando rumo a uma Escola melhor


John MacBeath / Michael Schratz / Denis Meuret / Lars Bo Jakobsen
Esta narrativa trará decerto pela sua perspectiva inovadora um forte contributo ao processo de melhoria da Escola através da auto-avaliação partilhada.
António Gil, o professor de história de Serena, é um personagem que lembra o professor de literatura do famoso filme “O Clube dos Poetas Mortos” (aliás como toda a primeira parte da obra). Ele conseguirá, contra alguns “velhos do Restelo”, envolver todos os protagonistas do sistema educativo na Auto-Avaliação da sua disciplina; partilha essa responsabilidade com a Directora, a aluna, a mãe.
Esta AUTO-AVALIAÇÃO PARTILHADA deixará o espaço individual da sua disciplina, alastrará para o contexto micro da escola de Serena e, posteriormente, para o contexto macro de reflexão, elencagem de problemas e estratégias para a sua resolução que envolverá 101 escolas de dezoito países, e onde estarão representados gestores escolares, professores, alunos e pais. Trata-se de um projecto desenvolvido no âmbito do “Programa Sócrates”, chamado “Avaliação da Qualidade na Educação Escolar”. Portugal foi um dos primeiros dezoito países e teve 5 escolas envolvidas no projecto.

Na segunda parte da obra o romance vai-se converter em realidade – da ficção a realidade. Será aqui analisado o projecto “Avaliação da Qualidade na Educação Escolar”, nas vertentes teórica e prática: o que está errado, quais as estratégias a adoptar, qual a base científica que servirá de “guarda-chuva” a acção.

Obra de referência e de grande actualidade temática, já editada em vários países nomeadamente em Inglaterra, Itália, Dinamarca, Alemanha, França, Grécia.

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: